Que os brasileiros são apaixonados por churrasco, não é novidade para ninguém. Vai chegando o final de semana e as combinações para um churrasco com a família ou amigos vão começando. E vamos combinar que não precisa gostar de carne para participar do churrasco. Afinal de contas, um espetinho de queijo ou pãozinho de alho é tudo de bom!
O segredo de um bom churrasco vai além de tempero e da qualidade da carne. Algumas regras entram na categoria do inegociável para os mestres churrasqueiros com experiência no assunto. A melhor hora de salgar a carne, o ponto ideal (malpassado, por favor), e os cortes que dão resultado mais macio e suculento (chã ou patinho, versáteis em outras preparações, são dois que estão fora). De resto, o toque pessoal é bem-vindo.
O corte mais consumido no churrasco é a picanha. Mas também são usuais os cortes do contra-filé como ancho, chorizo, prime rib, T-bone. Outro ponto importante, quando for comprar as carnes, dê preferência aos cortes de gado europeu, como o angus e hartford, com carne mais marmorizada (com gordura entremeada nas fibras), que resulta em uma maciez maior. Ah! O ideal é trabalhar com a carne em temperatura ambiente. Por isso, tire as peças da geladeira duas ou três horas antes do churrasco.
No mais, é definir o número de pessoas que vai participar do churrasco, comprar as carnes e os ingredientes dos acompanhamentos - farofa, maionese, arroz e salada. Depois é só aproveitar essa deliciosa programação gastronômica só com a família, porque o momento pede o distanciamento social.
Abaixo uma dica do assado.
INGREDIENTES
*1 peça de carré de cordeiro no corte francês
*1 maço de hortelã
*¼ de maço de alecrim
*½ maço de manjericão
*½ maço de tomilho
*2 cebolas cortadas em cubos grandes
*Sal a gosto
*Pimenta do reino a gosto
*5 dentes de alho
*1 garrafa de vinho tinto seco
MODO DE PREPARO
1. Limpe a peça de carré e disponha-a em uma vasilha grande. Tempere-a com sal e em seguida cubra-a com todas as ervas já lavadas e a cebola.
2. Amasse com a lateral da faca o zimbro, a pimenta e os dentes de alho e espalhe por cima do cordeiro. Deixe apurando por cerca de meia hora.
3. Em seguida, coloque a peça em um saco plástico grande de cozinha e regue com o vinho e leve à geladeira. Mantenha a peça na marinada por 24 horas, virando o saco plástico de vez em quando.
4. O carré deve ser assado com a brasa bem forte, porém, sem chamas. Finalize com uma camada de salsinha picada sobre a peça. Para acompanhar, você pode usar um bom molho.