Uma das reclamações mais frequentes durante o momento atual é o impacto na qualidade do sono. Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde apontou que 41,7% dos entrevistados sofrem com a insônia. Conforme o estudo, essa situação é devido a vários fatores, como alteração de rotina, além de estarmos menos expostos à luz do sol e mais à luz dos dispositivos eletrônicos, principalmente durante a noite. Essa combinação atrapalha a percepção de claro/escuro natural, importantíssimo do relógio biológico. A insónia também pode se manifestar por diversas outras razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos.
Segundo especialistas, praticar a higiene do sono pode ajudar qualquer pessoa a dormir melhor. Ajustes simples na sua rotina, especialmente à noite, podem afastar a insônia e melhorar drasticamente a qualidade do seu sono. Saiba como aumentar as chances de ter uma boa noite de sono.
Estabeleça uma rotina de sono - procure deitar e levantar sempre em um mesmo horário, todos os dias. Isso é importante, pois fará com que o seu corpo crie uma rotina.
Evite aparelhos eletrônicos - ficar no celular, computador ou assistir televisão antes de dormir não é recomendado. A luz desses aparelhos dificulta a produção de melatonina, hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para dormir.
Evite nicotina, cafeína e álcool - procure não consumir bebidas ou alimentos que contenham cafeína, como café, chá preto, chocolate, refrigerante, entre outros, até cinco horas antes de dormir, porque agem como estimulantes. O cigarro também pode atrapalhar sono, bem como a ingestão de álcool – caso for beber, tente fazer isso até seis horas antes de dormir.
Pratique exercícios de manhã ou à tarde - exercitar-se de 20 a 30 minutos por dia fará com que você gaste energia e, consequentemente, o seu corpo precisará descansar à noite. É recomendável que o exercício seja feito de cinco a seis horas antes de ir para a cama.
Crie um ambiente adequado - se possível, procure dormir em um ambiente com temperatura adequada, longe de barulho ou distrações, para contribuir com o relaxamento do corpo e da mente.
Relaxe antes de dormir - tomar um banho quente duas horas antes de dormir, ler algo agradável, ouvir uma música calma ou beber um chá quente são opções que facilitam na hora de descansar.
Caso a insônia persista por mais de duas semanas, o recomendável é consultar um médico especialista em sono, pois o problema pode se tornar crônico.