Dicas para acertar a mão e fazer o crepe perfeito

03 de Setembro de 2021, 06:43

Uma das iguarias mais populares da França é o crepe, primo chique de nossas panquecas. Em qualquer lugar de Paris, há sempre uma crêperie para alegrar o turista. Feitos, em geral, no inverno, sua preparação pode ser um momento de descontração para toda a família. Enquanto os adultos se contorcem com a frigideira na mão para fazê-los soltar no ar, dar uma reviravolta e cair abertos do lado contrário ao já cozido, às crianças se divertem com o espetáculo de malabarismo e equilibrismo. É um verdadeiro circo familiar, podendo ser também uma ótima opção para um jantar a dois.

 

O segredo de um bom crepe começa pela massa, que deve ser fina e suave. Para obter uma boa textura, deixe a massa de repouso depois de preparada, por 30 minutos. Em seguida, bata mais um pouco e prepare os crepes. Neste período o glúten de farinha de trigo se abranda e assim a massa dá um melhor resultado. Se ficarem grumos na preparação da massa, passe-a por uma peneira. Evite usar o liquidificador no preparo da mesma. A frigideira ideal é de ferro fundido, um bom condutor de calor, o que faz com que o cozimento se dê de modo uniforme. Recomenda-se uma frigideira de 18 e 22 cm de diâmetro.

 

Os crepes podem ser preparados com antecedência e conservados em geladeira por até dois dias ou no freezer por cerca de um mês. No segundo caso, à medida que for empilhando-os, disponha uma folha de papel-manteiga umedecida e espremida em cada camada. Guarde-os em um recipiente com tampa.

 

Na França ocidental, os crepes são preparados ao longo do ano e são servidos com manteiga. Na culinária clássica, os crepes são servidos como hors-d'oeuvre (entrada) quentes e são recheados com uma mistura bastante espessa de molho veloute de cogumelos, presunto, queijo gruyere ou frutos do mar. Eles também podem ser cortados em tiras e utilizados para guarnecer sopas. Na maioria das vezes, entretanto, são preparados e servidos como sobremesas.

 

A verdade mesmo é que os crepes jamais saem de moda. Doces, salgados, quentes, gelados, dobradas, enroladas, abertos ou sobrepostos, tem lugar do início ao fim da refeição, em conjunto com os mais variados recheios: picados, desfiados, pastosos e cremosos. Exatamente por isso, consegue o prestígio de surpreender e inovar mesmo depois de tantos séculos em cartaz.

 

Confira o passo a passo de uma receita incrível de crepe para você preparar em casa neste fim de semana!

 

 

INGREDIENTES

*1 xícara de leite

*2 ovos

*2 colheres (sopa) de manteiga derretida

*2 colheres (sobremesa) de açúcar

*1 pitada de sal

*¾ xícara (chá) de farinha de trigo

*1 pote de doce de leite

*1 pote de sorvete de creme

 

(Dica: Leite condensado em lata, 20 minutos na panela de pressão vira um doce de leite)

 

MODO DE PREPARO

1. Bata em um liquidificador o leite, os ovos, a manteiga derretida, o açúcar e o sal.

2. Acrescente nessa mistura ¾ xícara de farinha de trigo aos poucos e ainda batendo.

3. Coloque uma concha da massa da panqueca em uma frigideira quente, espalhe a massa na frigideira e deixe assar até ressecar ligeiramente as bordas.

4. Solte massa com cuidado da frigideira e vire para dourar o outro lado.

5. Quando o outro lado estiver assado, coloque uma colherada generosa de doce de leite em um canto inferior da panqueca ainda sobre a frigideira e dobre a massa.

6. Deixe cozinhar ligeiramente para derreter o doce de leite.

7. Retire do fogão e sirva com uma bola de sorvete

 

Medium d16b9ea0cc3c112df3713a5bd70e6202