Assim como nós temos as nossas sequências diárias de trabalho, estudo e exercício, os pets também têm as suas rotinas. E assim como sentimos falta de nossas rotinas, eles também sentem das deles. O número de passeios diminuiu – ou deixou de existir – e as saídas são mais curtas ou cheias de cuidados.
Pela falta de rotina, seu pet pode ficar mais agitado e se ele possui algum problema comportamental, a exemplo de ansiedade de separação, esse problema pode se intensificar.
Confira algumas dicas sobre o que fazer para distrair seu pet durante essa quarentena sem precisar sair de casa.
1 - Aproveite para ensinar alguns truques para cachorro
Já pensou em mostrar alguns truques para o seu cão, como ensinar o cachorro a sentar, deitar ou se fingir de morto? Essa pode ser uma boa maneira de distrair e divertir o seu amigo, além de melhorar as habilidades cognitivas dele.
2 - Se o seu cachorro passava o dia sozinho em casa e não saía para passear, ele provavelmente está muito feliz por ter você o dia todo em casa com ele. Aproveite esse tempo para dar muito carinho.
3 - Reiki animal e práticas de relaxamento ajudam a preservar a saúde mental do cachorro
Terapias holísticas, como o reiki veterinário, e outras técnicas de meditação também podem ser indicadas na hora de praticar atividades dentro de casa com o seu cachorro.
4 – Use as brincadeiras clássicas
Se você mora em um espaço amplo, pode brincar de bolinha com ele algumas vezes por dia e pode inventar brincadeiras como pega-pega. Porém, se você não tem um espaço amplo para brincar com seu cachorro, invente brincadeiras de esconde-esconde com ele: você se esconde atrás de um sofá ou uma porta e ele vai te procurar.
5 - Aproveite as escadas do seu prédio para gastar a energia do cachorro
Outra alternativa que pode ser bastante benéfica para os cachorros e seus tutores é subir e descer as escadas do seu prédio, se for permitido. É um exercício excelente e que também ajuda o tutor a ter uma melhor qualidade de vida.