Com crianças por perto é sempre importante redobrar os cuidados para evitar acidentes em casa. Dentre eles, estão aqueles que podem desencadear incêndios. São diversas as situações que, com um mero descuido, podem resultar em consequências graves e, inclusive, fatais. Por isso, o Corpo de Bombeiros reuniu orientações de segurança para evitar situações que possam gerar incêndios envolvendo crianças.
Um dos principais alertas feitos pelo Corpo de Bombeiros é sobre o carregamento e o uso de dispositivos eletrônicos, conforme evidenciou o capitão Allan Santos, subchefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da corporação. “As crianças estão tendo acesso mais rápido a equipamentos eletrônicos e esses precisam ser energizados, diretamente na tomada, ou a um carregador”, relatou. “Assim, a gente pede que os pais supervisionem suas crianças ao carregar esses equipamentos para que não cause nenhum acidente com choque elétrico e também para ver se esse carregador está em condição de uso para evitar um curto circuito. É recomendado que a criança não brinque enquanto o aparelho está no carregador, pois há casos de explosão de baterias”, alertou o subchefe.
Ainda segundo o capitão Allan, é também quanto aos aparelhos que utilizam baterias que vem o alerta sobre o carregamento noturno. “É interessante que o equipamento não permaneça durante toda a noite no carregador. Em caso de princípio de incêndio durante a noite, enquanto as pessoas dormem, o tempo de resposta delas vai ser ainda maior para perceber que o local está em chamas”, evidenciou.
Cozinha
Mais uma situação que merece alerta dos pais e responsáveis está concentrada na cozinha. O botijão por si só tem dispositivo de segurança, mas caso a criança mexa no botijão e acaba liberando o GLP, é preciso fechar a válvula e abrir portas e janelas, além de não acender lâmpadas e ligar dispositivos eletrônicos. Com uma centelha, o GLP e o oxigênio podem desencadear a combustão.
Velas
Outro cuidado que os pais e responsáveis devem ter para evitar incêndios em ambientes com crianças é relacionado às velas. Além de serem mantidas longe das crianças, é preciso estar atento ao local. A pessoa que acendeu a vela deve verificar se ela está em um anteparo, piso, recipiente seguro. A vela deve estar afastada de tecidos e, quando a energia retornar, é preciso apagar a vela.
Acionamento ao Corpo de Bombeiros
Em qualquer situação que demande a intervenção do Corpo de Bombeiros, a corporação pode ser acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os chamados podem ser encaminhados diretamente também ao número do próprio Corpo de Bombeiros, que é o telefone 193.