A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. Em 2019, as vendas no e-commerce foram de R$ 3,2 bilhões nos quatro dias da campanha, alta de 23,6% nas vendas digitais em relação ao ano anterior. A estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2020, mesmo com a crise da pandemia da Covid-19.
Confirmada para o dia 27 de novembro, a data é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.
Para quem está em busca de bons negócios nessa Black Freday, confira algumas dicas:
Clientes
- Faça uma lista do que realmente precisa e priorize esses produtos.
- Estipule um orçamento limite para as compras (feitas à vista ou a prazo).
- Pesquise na internet ou nas lojas antes de comprar.
- No caso do e-commerce verifique se o site é confiável. Deve aparecer o desenho de um cadeado na barra de endereços. Significa que o site é seguro em relação a envio de dados.
- Uma dica para não cair no golpe de sites piratas é fazer uma busca pelo nome do site no serviço “who is” do registro.br . Se o site for oficial irá aparecer todos os dados da empresa.
- Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes.
– Cuidado com os golpes de “bandidos” que aproveitam o desespero de muitos para venderem produtos usando marcas conhecidas. A data é conhecida pelas promoções, mas não existe milagre, sendo assim desconfie se os preços estiverem muito abaixo do normal. Faça pesquisa pela internet para se certificar.
- Verifique as formas de pagamento. Alguns sites dão desconto apenas para compras sem parcelamento.
- Fique atento ao prazo de entrega e também ao valor do frete. Pode ser que a entrega saia cara e anule a vantagem do desconto no preço do produto.
- Antes de comprar atualize o anti-virus do computador.
- Não faça compras em computadores públicos.
- O comprador tem o direito de arrependimento, que garante que o produto pode ser devolvido em até sete dias após a compra e o valor ressarcido ou estornado do cartão.
Empresários
- Planeje uma estratégia de marketing digital.
- Invista na estrutura do site.
- Invista em anúncios específicos para a Black Friday.
- Reforce o seu estoque para a Black Friday.
- Em lojas físicas, coloque produtos novos.
- Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes.
- Ofereça produtos desejados e descontos reais.
- Prepare o atendimento para a Black Friday.
- Diversifique os meios e formas de pagamento.
- Crie brindes exclusivos a cada compra.
- Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday.
- Tenha cuidado com o frete. É preciso entender que o cliente pode nunca mais voltar para sua loja virtual caso não fique satisfeito com o serviço prestado.