O Hospital e Maternidade Santa Isabel está ofertando o DIU (dispositivo intrauterino) para as mulheres logo após o parto, sendo o pioneiro no Estado a fazer a inserção do dispositivo pelo SUS. O dispositivo tem eficácia de 99,3%, não possui hormônios e pode ser colocado durante o parto cesárea, além de ter longo tempo de ação, de até 10 anos, e poucos efeitos colaterais.
O DIU consiste em um pequeno dispositivo em forma de “T”, inserido no útero por um profissional médico para Impedir a fertilização do óvulo pelo espermatozoide. “Esse DIU pós-parto pode ser inserido no parto normal, no parto cesário ou pós curetagem. Aqui na nossa maternidade, assim que a paciente passa pela classificação e o acolhimento pelas enfermeiras obstetras, é ofertado o DIU pós-parto e se for da sua vontade, ele é inserido”, explica a gerente do Centro Obstétrico, enfermeira Mariany Sales.
Após a inserção, é importante realizar a revisão regular do DIU de cobre, pois ele garante uma segurança do método contraceptivo. “Depois que faz a inserção, com quarenta dias essa paciente retorna para o nosso ambulatório para fazer uma ultrassom de confirmação de posição e fazer a cortagem do fio, para assim ter uma segurança no dispositivo”, disse Mariany.
O objetivo do Hospital e Maternidade Santa Isabel é manter o seu compromisso com a saúde, oferecendo métodos modernos e acessíveis para que as mulheres possam planejar uma gestação segura.