O Cine Vitoria vai exibir o lançamento do documentário “Jangadeiros Alagoanos, O Que Orson Welles Não Viu”, nesta sexta feira, 11 de agosto, às 18h. Produzido em 2022, o roteiro tem duração de 52 minutos sob a direção Carlos Pronzato, que estará presente na sessão, na capital sergipana.
O documentário conta a história dos pescadores Umbelino José dos Santos, Joaquim Faustilino de Sant’Ana, Eugênio Antônio de Oliveira e Pedro Ganhado da Silva, cidadãos originários de diversas cidades do Litoral Alagoano que saíram de Maceió em 27 de agosto de 1922 para o Rio de Janeiro. Eles sofreram os mais diversos revezes na viagem. Só para ilustrar destas dificuldades, na costa da Bahia, enfrentaram um grande temporal, quando foram atirados ao mar e perderam suas provisões, roupas e a vela da jangada Independência. A solidariedade do povo baiano foi decisiva para a continuidade da viagem.
Após noventa e oito dias, mais de mil milhas percorridas e nove tempestades enfrentadas, no dia 2 de dezembro, os jangadeiros alagoanos chegaram à cidade maravilhosa, onde foram recebidos como heróis. A população, o governo e a imprensa queriam estar próximos dos alagoanos, que talvez ainda não tivessem se dado conta da proeza que realizaram.
Outro fato curioso dessa viagem e que está presente no documentário, é que os pecadores resolveram empreender esta jornada dois dias antes dela ter início. O objetivo foi participar dos festejos pelo centenário das comemorações da Independência do Brasil.
Até o momento, o documentário foi exibido em Maceió e Rio de Janeiro. O ingresso custa R$13,00 (meia) e R$ 26 (inteira), podendo ser adquiridos antecipadamente através do link: https://cinevitoria.wixsite.com/cinemavitoria/services-5