O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia do primeiro ou segundo turno da eleição deverá justificar a ausência preferencialmente pelo aplicativo e-Título, evitando comparecer a uma seção eleitoral somente para apresentar a justificativa. A medida foi tomada em virtude da pandemia e da necessidade de evitar aglomerações nos locais de votação. Para isso, a Justiça Eleitoral adicionou uma funcionalidade ao aplicativo e-Título que possibilita ao eleitor fazer a justificativa eleitoral sem sair de casa.
Excepcionalmente, o eleitor que não tiver acesso a smartphone e à internet poderá justificar pessoalmente. A justificativa pode ser apresentada em qualquer seção eleitoral.
O e-Título é um aplicativo móvel que permite a obtenção da via digital do título de eleitor. Ele oferece acesso rápido a informações do eleitor, além de dispor os dados zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.
De acordo com a Justiça Eleitoral, este ano é possível entrar no aplicativo com o número do CPF, ou seja, sem você precisar lembrar o número do seu título de eleitor. Outra novidade é o e-Título que permite que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários. E o app se tornou acessível também às pessoas com deficiência visual.
O app pode ser baixado para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, ao comparecer à seção eleitoral para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto.