De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Vidro (Abividro) apenas 25% das embalagens de vidro colocadas no mercado anualmente são recicladas, o que representa 300 mil toneladas de material. Para contribuir com o aumento dessa porcentagem, a Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, uniu-se ao Grupo Seiva Coleta Reciclagem e à Heineken na coleta de garrafas e embalagens de vidro em suas lojas.
Nove máquinas de reciclagem e moagem das garrafas e embalagens de vidro, desenvolvidas pela Seiva para o Programa Volte Sempre da Heineken, acabam de chegar à capital sergipana, nas lojas GBarbosa Jardins, Riomar, Hiper Sul, Farolândia, Hiper Centro, Francisco Porto, Hiper Norte, Hiper Luzia e Hiper Socorro. Nelas, os clientes podem depositar garrafas e embalagens de vidro que serão trituradas, removidas, enviadas para as cooperativas recicladoras e retornarão para a indústria como novas.
São aceitas garrafas de vidro long neck, garrafas de 600ml, litrão, garrafas KS (king size) de 290ml, garrafas de azeite, potes e embalagens de vidro em geral, como copo de requeijão. O equipamento não aceita tampas, lâmpadas, resíduos de cerâmica, louças ou pedaços de vidro e espelho.
“O vidro não reciclado leva até cinco mil anos para se decompor e contamina o meio ambiente. A parceria fomenta o engajamento com a sustentabilidade, o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e de nossa agenda ESG, além de gerar descontos em produtos da Heineken para clientes”, comenta Sara Lizi, gerente de Relações com Investidores da Cencosud Brasil.
O consumidor também ganha: ao depositar as embalagens de vidro na máquina coletora são gerados pontos, que podem ser revertidos em desconto na compra de produtos do portfólio da cervejaria. Cada garrafa ou embalagem de vidro vale R$ 0,10, com limite de 24 unidades de garrafas/potes de vidro por dia, por CPF.