Entenda por que a Páscoa muda de data anualmente

16 de Abril de 2025, 06:02

Uma das festividades mais importantes dentro do cristianismo, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Neste ano, a celebração acontece no próximo dia 20 de abril, no domingo, mas o dia exato não se repete nos outros anos. Afinal, por que a Páscoa sempre muda de data?

Com a consolidação da celebração cristã da Páscoa, as autoridades da Igreja Católica se reuniram para estabelecer critérios para determinar a data de celebração da Páscoa. Isso se deu no Concílio de Niceia, realizado na cidade de Niceia (localizada na atual Turquia) entre os dias 20 de maio e 19 de junho do ano 325.

Nesse concílio, ficou determinado que a Páscoa seria celebrada no equinócio da primavera (no Hemisfério Norte), podendo ser então comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. Como podemos perceber, a celebração cristã é móvel, e sua data muda todos os anos, embora sempre fique dentro do período citado.

O critério estabelecido para definir a data de celebração da Páscoa foi o seguinte: a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que acontece após o equinócio da primavera (Hemisfério Norte) e equinócio de outono (Hemisfério Sul). O equinócio da primavera no Hemisfério Norte acontece sempre entre os dias 20 e 21 de março.

 

 

Medium fe12beaa7518d0a0c26f6ec7d226ec09