Sucesso do teatro brasileiro desde 2022, ‘A Última Sessão de Freud’ será apresentado nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, às 20h, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Dirigida por Elias Andreato e escrita pelo premiado autor americano Mark St. Germain, a montagem já realizou mais de 300 apresentações, foi vista por mais de 140 mil pessoas e segue em turnê pelo país.
Formado por Odilon Wagner (Freud) e Marcello Airoldi (C.S. Lewis, a trama apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud (interpretado por Odilon Wagner) e o escritor, poeta e crítico literário C.S. Lewis (vivido por Marcello Airoldi). Freud, crítico implacável da crença religiosa, e Lewis, renomado professor de Oxford, ex-ateu e defensor da fé baseada na razão, debatem de forma intensa e bem-humorada temas como ateísmo, religião, sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e relações humanas.
O texto é inspirado no livro Deus em Questão, do Dr. Armand M. Nicholi Jr., professor de psiquiatria da Harvard Medical School. Ambientada no gabinete de Freud, na Inglaterra, em 1939 — no dia em que o país entra na Segunda Guerra Mundial —, a peça coloca dois grandes pensadores diante de um cenário de tensão política e pessoal.
Segundo Odilon Wagner, interpretar Freud é um privilégio. “Ter a oportunidade de representar um personagem tão intenso e profundo, que fez parte da nossa história recente, é fascinante. Foram meses estudando sua vida e personalidade para trazer um recorte fiel do último ano desse grande gênio do século 20.”