Os carros equipados com motor bicombustível podem ser excelentes aliados do consumidor na hora de abastecer com economia. Para isso, entretanto, é importante entender como fazer valer a vantagem garantida pela motorização flex.
Em 2003 foi lançado o primeiro veículo de combustível flex produzido e comercializado no Brasil, com capacidade para operar com qualquer mistura de gasolina e etanol. No entanto, com mais de 15 anos no mercado, os carros equipados com motor flex, que aceitam gasolina ou etanol em qualquer proporção, ainda geram muitas dúvidas. Quando temos um carro flex é preciso ter cautela no momento de completar o tanque. Ao chegarmos no posto de combustíveis e compararmos os preços da gasolina e do etanol, automaticamente nos perguntamos com qual combustível devemos abastecer o carro.
A armadilha está em fazer sua opção baseada no valor mais baixo: a economia imediata pode pesar mais no orçamento no final das contas. A decisão deve passar por duas variáveis: a diferença de preços entre os dois combustíveis e o desempenho do seu carro com cada um deles.
Inicialmente, estabeleceu-se que, se o valor do etanol fosse até 70% do preço da gasolina, abastecer com o combustível renovável seria mais vantajoso. Mas, pela evolução técnica dos motores e do próprio etanol, hoje, essa proporção pode chegar a até 75%. De forma geral, vamos trabalhar com o preço do litro do etanol devendo custar até 70% do litro da gasolina.
Vantagens e desvantagens do Álcool e da Gasolina
O etanol traz três grandes vantagens. A primeira delas é o fato dele ser derivado da cana de açúcar, uma fonte renovável de energia e que polui menos o ambiente. A segunda é o fato de ser um dos melhores limpadores de motor. Por fim, a última vantagem do etanol é ter o custo por litro menor que outros combustíveis. Já como desvantagem, principalmente quando comparado com a gasolina, ele tem menor eficiência. Para gerar a mesma energia, é necessário queimar mais combustível.
Já a gasolina tem como sua principal vantagem a eficiência. Além disso, ela é considerada um ótimo lubrificante para o motor. Entre os pontos negativos, está a sua origem. Por ser derivada do petróleo, ela é responsável por gerar mais poluentes. O último ponto é o fato do seu preço médio ser maior que o etanol.
Dicas para economizar
Agora que você já sabe o cálculo para escolher o combustível ideal, confira duas dicas que vão te ajudar a ter mais economia. Independentemente de ser etanol ou gasolina:
Ar-condicionado - não só ele, mas qualquer outro aparelho elétrico do carro contribui para um gasto maior do combustível,
Modo de dirigir - pode parecer que não, mas a sua postura no trânsito está diretamente ligada ao consumo. Ser impaciente, aceleradas e freadas bruscas, entre outras coisas, aumentam o consumo.