Se você está m dúvida se o melhor é treinar ou melhorar a alimentação para afinar mais, acredite, a resposta para essa pergunta depende e muito da sua individualidade biológica. É necessário avaliar o desempenho de ambos os esforços porque dependendo de um conjunto de fatores você pode ter uma resposta melhor de um ou outro. É sabido que o emagrecimento é resultado de uma combinação de esforços e que alimentação adequada e exercícios físicos precisam se completar, mas é importante entender que focar ainda mais no que for mais benéfico pode trazer mais retorno.
Existe um respaldo científico par isso: uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, divulgada em janeiro, constatou que quem acredita que o excesso de peso está relacionado à comida vai se dar bem se adotar uma alimentação específica. Já aquelas que veem o sedentarismo como principal responsável pela briga com a balança têm melhor resultado se pegar firme nos treinos. É importante identificar pontos fracos para focar no desenvolvimento do que não lhe favorece.
Especialistas da área concordam com o estudo e afirmam que conhecer o próprio corpo é o passo inicial para chegar mais rápido ao peso desejado. Porém, os especialistas reconhecem que, quando o assunto é emagrecimento, a alimentação leva vantagem. “A conta é simples: para eliminar 1 quilo de gordura corporal é necessário usar cerca de 7 mil calorias como fonte de energia, o que é possível entre 12 e 14 horas de treinamento intenso”, constata o médico do esporte Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), de Salvador.
Neste sentido, é mais fácil controlar a alimentação e não ingerir sem perceber as 4 muitas calorias fornecidas por duas fatias de pizza ou um pacote de biscoitos recheadas do que eliminá-las em 40 minutos de corrida, jump ou Bike.
Porém, os especialistas, inclusive os de nutrição, são unânimes em afirmar que combinar dieta e exercícios físicos é a forma mais saudável e consistente de perder peso. Isso porque enquanto a comida atende às necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo e favorecem a queima de gordura. Isso sem contar os outros benefícios, como deixar o aspecto geral do corpo mais firme e sexy, diminuir os pneuzinhos e a celulite, regular os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e pressão arterial, aumentar a disposição e a sensação de bem-estar.
Mas atenção! Busque ajuda profissional para garantir a nutrição adequada às suas atividades. Assim não estará colocando em risco a sua saúde.