Exposição fotográfica em alusão ao Outubro Rosa

11 de Outubro de 2023, 06:32

Até o dia 31 de outubro, o Hospital Primavera realiza no Museu da Gente Sergipana, em comemoração ao Outubro Rosa,  uma exposição que mostra o resultado do ensaio fotográfico com 15 pacientes do Centro de Oncologia. Através das lentes das fotógrafas, Nathalia Leão e Érika Guimarães, foi possível valorizar a mulher e as suas perspectivas no centro do cuidado, proporcionar um momento de reencontro com a beleza, autoestima e feminilidade, que são camufladas em algum momento pelo diagnóstico de Câncer de Mama. Cada foto possui o seu próprio aspecto cênico, onde a cor, vestes, iluminação incorporam diferentes e autênticos significados.

Segundo o oncologista clínico, Dr. Michel Alves, o projeto nasceu com a participação de equipe multidisciplinar do Centro de Oncologia, com o propósito de mostrar a realidade e superação das mulheres que enfrentam uma doença que mexe com a autoestima, através da perda de cabelo, e um tratamento que causa efeitos colaterais indesejados. "O câncer ainda está associado com a ideia de morte, quando na verdade hoje existe toda uma possibilidade de tratamento. O momento hoje é de gratidão e de reforçar sobre a importância da prevenção, da prática de atividades físicas, dieta saudável, da realização da mamografia uma vez por ano para as mulheres acima de 40 anos de idade. O diagnóstico precoce leva a chances de cura de cerca de 95% das pacientes e de mudar a história de vida dessas mulheres, finalizou Dr. Michel.

A coordenadora de enfermagem do Centro de Oncologia do Hospital Primavera, Adenise Silva, enfatizou que estar próximo, conhecer e acolher de forma humanizada acalma o estigma cultural sobre a doença, a angústia, e auxilia o paciente nesta fase de tratamento. Isso acaba diminuindo a resistência dele diante do tratamento, aumentando as chances de melhora. "Quando falamos na humanização do tratamento, além do apoio da família, a presença da equipe multidisciplinar é de extrema importância. Todos precisam estar preparados para lidar com o paciente diagnosticado. A preparação desses profissionais é indispensável, para que estejam aptos a prestar a assistência necessária e de forma integral ao paciente e seus familiares", destacou Adenise.

Medium 56b6fd600a152b0413a06de45f4f2601