Até o dia 15 de abril, o Shopping Prêmio abriga a exposição "Oxi Metalmorphos", do escultor e artista visual, Dom Pepe. Alagoano de nascimento e sergipano de coração, o artista retrata personagens e elementos da cultura nordestina, carros, animais, instrumentos musicais e muitos outros, que compõem a mostra de 100 esculturas exclusivas e produzidas 100% de maneira artesanal.
Além da beleza e criatividade de cada peça, outro detalhe chama a atenção do público: todas elas são feitas com sucata. Durante uma viagem, ocorrida há oito anos, Dom Pepe se encantou ao conhecer o trabalho de um escultor pernambucano com sucata e a partir dali, conseguiu enxergar beleza no material que para muitos seria lixo. Mais do que isso, ele viu na arte a possibilidade de voltar a ser feliz. "Desde criança, sempre tive facilidade para esculpir e criar e fazia meus próprios carrinhos. Ao longo da vida segui fazendo arte como hobby e ao ver o trabalho desse escultor, fiquei impressionado e me dei conta de que eu sabia fazer aquilo. As esculturas dele eram em tamanhos grandes e eu passei a fazer em tamanhos menores. Naquele momento, eu estava deprimido por enfrentar problemas de saúde e a arte me resgatou e me devolveu a alegria de viver", conta.
Desde então, o trabalho de Dom Pepe tem conquistado admiradores, não só pela qualidade, mas também pela reflexão que provoca sobre sustentabilidade e a importância de reciclar. No início, a matéria-prima para as esculturas era resgatada em oficinas mecânicas que ele percorria. Atualmente, o material chega por meio de pessoas que conhecem e que apreciam o trabalho do artista, e assim como ele, repensaram o conceito de lixo.
A exposição está localizada ao lado dos Correios, no Shopping Prêmio e fica aberta ao público durante o horário de funcionamento do centro de compras. O acesso é gratuito.