Um relatório da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que desde o início da pandemia houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros, principalmente contra idosos. Diante desse cenário, a entidade ressalta que o uso maior da internet requer mais cuidado com a segurança.
De acordo com a Febraban, atualmente 70% das fraudes estão vinculadas à tentativas de estelionatários em obter códigos e senhas. “Os criminosos abusam da ingenuidade ou confiança do usuário para obter informações que podem ser usadas para que tenham acesso não autorizado a computadores ou informações bancárias”, diz a entidade.
Com o intuito de alertar a população, em especial os idosos, a Febraban reforça que é preciso uma série de cuidados para se evitar cair em golpes virtuais. São eles:
- O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
- Também em hipótese alguma vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão.
- Bancos nunca ligam para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;
- Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para esclarecer a informação;
- Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apague imediatamente e ligue para o seu gerente;
- Jamais compartilhe sua senha com ninguém;
- Manter antivírus atualizado;
- Não instalar pen drives desconhecidos, pois podem ter vírus;
- Configurar senhas fortes no wi-fi pessoal;
- Alterar senhas se identificar algum comportamento suspeito;
- Criar usuários caso utilize um computador compartilhado.