"Marighella", primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor, ganhou data de estreia e chegará aos cinemas de todo o país em 4 de novembro, 52 anos após o assassinato do guerrilheiro pelas forças da ditadura militar. O longa era para ter sido lançado em abril, no entanto, devido à pandemia de coronavírus a produção sofreu com adiamentos.
Protagonizado por Seu Jorge, o filme retrata a história de Carlos Marighella, um dos principais opositores da ditadura militar no Brasil. Guerrilheiro, ele foi o responsável por liderar um dos maiores movimentos de resistência contra os ditadores, até ser assassinado em 1969, durante uma emboscada feita por policiais.
Além de Seu Jorge, o elenco conta com nomes como Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão e Adriana Esteves, entre outros. A pandemia de covid-19 não foi a única responsável pelos adiamentos de "Marighella". A produção também enfrentou problemas com a Ancine (Agência Nacional do Cinema). Em maio deste ano, Wagner Moura disse ser "frustrante" o longa não ter estreado ainda, sendo que ele foi rodado em 2017.
No ano passado, "Marighella" foi exibido no Festival de Berlim, onde foi aplaudido de pé e alvo de elogios por parte da crítica internacional. Em abril deste ano, a produção foi lançada nos Estados Unidos e em alguns streaming.