É consenso entre as mães que o uso de fralda descartável é prático e conveniente. A economia de tempo é um dos fatores predominantes na escolha. O fato de ser de fácil acesso, amplamente disponível e fácil de usar também contribui para a popularidade. Entretanto as preocupações com o meio ambiente e com o destino do lixo, passou a gerar discussões sobre o impacto das fraldas descartáveis.
Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, uma fralda descartável leva, em média, 600 anos para se decompor na natureza. Além disso, o destino dos descartáveis são os aterros sanitários. Soma-se a isso o fato de que para a fabricação das fraldas descartáveis há a utilização de recursos como petróleo, árvores e água.
Por esses motivos, as fraldas de pano voltaram a ser utilizadas nos últimos anos como alternativa para famílias conscientes com o impacto que as fraldas descartáveis causam ao meio ambiente.
Mas nem sempre a versão de pano é a ideal para todas as pessoas. “Cada família tem que usar o que é melhor para si. Se não tem paciência, não tem tempo para limpeza adequada, vai esquecer de trocar os forros... É melhor não ter”, diz o médico pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria, que compartilha que, apesar do alerta, é fã das fraldas mais ecológicas.
Uma das principais vantagens da fralda descartável é a praticidade. Não é preciso se preocupar com a lavagem ou tempo de secagem. É uma aliada ainda maior em viagens, já que lavar roupas nem sempre é possível. Além disso, um dos benefícios do uso da fralda descartável está no gel com que ela é fabricada. As fraldas descartáveis são compostas por uma camada exterior de polietileno e uma camada interna de pasta de papel, poliacrilato e água – que formam um gel. Esse gel tem uma capacidade de absorção muito grande, o que deixa o bebê bem sequinho.
Um caminho para a preservação do meio ambiente é a substituição das fraldas descartáveis por modelos reutilizáveis, feitos de pano. Esqueça aquele modelo tradicional: um pedaço de pano preso com alfinetes e envolto por uma calça plástica! Agora, as fraldas de pano são mais práticas e possuem os fechos de botões ou velcro ajustáveis.
Há versões com recheios absorventes (faixas de algodão), que podem ou não ser retirados para lavar. A camada externa também varia: algodão, plush, malha ou poliéster, cuja vantagem é secar mais rápido.
De acordo com Ana Paula Silva, idealizadora da linha de fraldas Bebês Ecológicos da Morada da Floresta, empresa fundada em 2009, nos últimos quatro anos a procura tem sido crescente. “A opção das fraldas de pano consiste em uma atitude mais sustentável uma vez que sua produção não implica o abate massivo de árvores e na geração de uma enorme quantidade de lixo produzida pelas fraldas descartáveis”, afirma.