Há pouco mais de duas décadas, um hábito entrou na vida digital de todos que usam internet e se tornou tão comum, mas ainda tão transformador como outras grandes inovações da história: pesquisar no Google. Virou, por definição, um verbo. Abandonamos os dicionários e páginas amarelas para abrir espaço para algo mais rápido e digital.
Na última testa terça-feira (14/5), a empresa que definiu a experiência de busca na internet apresentou sua nova forma de conexão com o mundo, com a chegada oficial da inteligência artificial generativa na Busca. Trata-se de uma cara nova para todo o serviço, com a apresentação de informações ainda mais personalizada e aprimoradas pelo cruzamento do consumo do usuário e seus interesses. Antes possível somente para quem a habilitasse, agora a ferramenta aparecerá automaticamente na hora de fazer qualquer pesquisa.
É uma mudança que vai mudar a forma como buscamos na internet para sempre: com resumos gerados automaticamente, o trabalho braçal de ir atrás da informação agora vai ficar ainda mais raro. Como disse Liz Reid, vice-presidente e Head de Pesquisa: “O Google fará o ‘googling’ para você”.
As novidades vêm um dia após a OpenAI apresentar o GPT-4 o — o “o” vem de “omni”, que significa “tudo” —, modelo de linguagem capaz de interpretar o mundo real por meio da câmera do smartphone. Aponte para alguns ingredientes no armário, por exemplo, e pergunte qual receita pode ser criada a partir deles. O chatbot responderá via áudio de forma natural.
Como funciona a IA na Busca do Google?
Em vez de dividir sua pergunta em diversas pesquisas, você pode fazer as perguntas mais complexas, com todas as nuances e advertências que tiver em mente, tudo de uma só vez. Se alguém estiver procurando por um novo estúdio de ioga, por exemplo, pode pedir por um lugar próximo do seu trabalho e com desconto para novos membros com somente uma pesquisa. Tudo isso é possível graças a um novo modelo Gemini personalizado. Ele reúne os recursos avançados do Gemini — incluindo raciocínio em várias etapas, planejamento e multimodalidade — com sistemas de pesquisa.
A nova forma de pesquisar está disponível somente nos Estados Unidos. Segundo Sundar Pichai, CEO do Google, ela deve chegar a outros países em breve.
Também será possível usar o Gemini na Busca para planejar algo. O planejamento de refeições e viagens permite, por exemplo, que a IA crie um itinerário com base nos seus interesses, horário de voo e outros detalhes.
Por enquanto, está disponível no Search Labs, em inglês, nos EUA. Ainda este ano, o Google adicionará recursos de personalização e mais categorias, como festas, encontros noturnos e exercícios.