HC inaugura novos espaços na oncologia e reinaugura ala ortopédica

18 de Novembro de 2024, 06:03

Mais uma grande conquista para a saúde de Sergipe. O Hospital de Cirurgia (HC) realizou, na quinta-feira (14), a inauguração solene da segunda etapa do prédio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Dr. Oswaldo Leite. O novo espaço, localizado no primeiro andar, conta com um moderno, confortável e humanizado Centro de Infusão e oito salas de atendimento. Na mesma ocasião, foi reinaugurada a Ala F, enfermaria voltada para pacientes ortopédicos, que agora leva o nome de Unidade de Internamento José Augusto Santos da Silva, em homenagem ao odontólogo, cirurgião bucomaxilofacial e conselheiro da instituição, falecido neste ano.

Referência em Oncologia e Ortopedia

A ampliação da Oncologia e a reinauguração da Ala F reforçam o compromisso do HC com a saúde da população sergipana que é assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o seu papel de destaque. Atualmente, 59,2% dos procedimentos oncológicos da rede estadual são realizados no hospital. É a Unacon do estado que mais atende pacientes. Na área de Ortopedia, o HC é responsável por 99,7% das cirurgias de alta complexidade.

Durante a solenidade, a interventora judicial do HC, enfermeira Márcia Guimarães, destacou os desafios enfrentados para tornar essas entregas uma realidade. “Quando cheguei aqui, em 2018, esse prédio estava inacabado há mais de uma década e abraçamos a missão para reconstruí-lo por inteiro. Em 2021, inauguramos o térreo, com a ressonância e o acelerador linear, mas precisávamos continuar. Hoje, com muita gratidão, felicidade e ajuda de parceiros, conseguimos inaugurar este primeiro andar”, comemorou. O Centro de Infusão é destinado ao tratamento de quimioterapia, entre outras medicações oncológicas, com capacidade para atender 35 pacientes simultaneamente, nos turnos da manhã e tarde.

Unidade de Internamento José Augusto

Com 495 metros quadrados e 22 leitos, a Unidade de Internamento José Augusto Santos da Silva foi totalmente reformada para oferecer assistência hospitalar de excelência. O espaço agora conta com sistema de climatização, cortinas hospitalares, chamado de enfermagem nos banheiros e leitos, televisores para pacientes e acompanhantes, e poltronas confortáveis.

A família de José Augusto Santos esteve presente na reinauguração e se emocionou com a homenagem. Por muito tempo, ele trabalhou na F, sempre se destacando pelo cuidado humanizado com os pacientes.

A interventora Márcia Guimarães destacou a relevância da ala para o estado. “Quase 100% dos procedimentos ortopédicos de alta complexidade em Sergipe são realizados aqui. Além disso, representamos 54% dos procedimentos de média complexidade, o que demonstra o impacto do nosso trabalho no SUS e na vida dos sergipanos”, enfatizou.

 

Medium 56f33f61cb3567307c1a70d7021caf38