Habilitado pelo Ministério da Saúde no âmbito da alta complexidade cardiovascular e única referência cardiológica para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, o Hospital de Cirurgia (HC) é destaque no ranking nacional do SUS em realização de procedimentos cardiovasculares. De acordo com dados do Tabwin/DATASUS, a instituição filantrópica concluiu 2023 na 1ª colocação na Região Nordeste entre 80 hospitais.
A nível nacional, o Serviço de Cardiologia do Cirurgia também é destaque entre os hospitais que atendem pacientes SUS. Segundo os dados do Tabwin/DATASUS, o HC encerrou 2023 ocupando o 7º lugar, entre 442 hospitais.
Em cinco anos, o Cirurgia teve um aumento exponencial em atendimentos em todas as áreas de atuação, a exemplo da cardiologia, graças ao trabalho de reestruturação que vem sendo executado pela gestão da Intervenção Judicial desde novembro de 2018. O hospital sempre contribuiu para a cardiologia sergipana e brasileira, sendo pioneiro em diversos procedimentos cardiológicos, como a realização do primeiro transplante cardíaco do Norte/Nordeste, e, agora, volta a ter protagonismo na área.
“Recebemos com muita alegria a informação de que, em 2023, o Cirurgia foi o hospital que mais produziu procedimentos dentro da área cardiológica SUS no Nordeste. Aqui são feitos mais de 20 mil atendimentos que vão de consultas a cirurgias cardíacas, passando por cateterismos, angioplastias, implantes de marcapasso”, destaca o chefe do Serviço de Cardiologia do HC, o cardiologista Dr. Luiz Flávio Prado.
Números de atendimentos
Em 2018, a média mensal de cirurgias cardíacas no HC era de 10,58, já em 2023 o hospital avançou para uma média de 34,78 operações por mês. Isso equivale a um crescimento de 229%. Somente no ano passado, foram feitas 496 intervenções cirúrgicas de coração no Cirurgia.
Em 2023, além do considerável volume de cirurgias cardíacas, foram realizados no Cirurgia 30.760 exames cardiológicos, 7.748 consultas cardiológicas, 2.919 cateterismos cardíacos, 1.237 angioplastias coronarianas e 283 implantes de marcapasso.
Gestão comprometida
Planejamento, foco e comprometimento são alguns dos ingredientes da receita de sucesso. “De alguns anos para cá, voltamos a ocupar posições de destaque no ranking do SUS e, para nossa grata surpresa, nossos atendimentos cardio de 2023 levaram o HC para a primeira colocação no Nordeste e 7º no Brasil. Isso só foi possível graças ao trabalho árduo e comprometido de nossos funcionários e lideranças que juntos vêm construindo um Cirurgia cada vez mais forte. Esse feito também é fruto da parceria com o Governo do Estado, com a Secretaria Estadual de Saúde” afirma a interventora judicial do HC, a enfermeira Márcia Guimarães.