História e significado da Árvore de Natal

22 de Dezembro de 2022, 06:43

Tem como imaginar a decoração natalina sem uma árvore, cheia de penduricalhos? Difícil, não é mesmo? Com a proximidade do Natal, as pessoas montam árvores para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano. Os enfeites coloridos e as luzes trazem mais beleza e magia. No continente americano, a tradição foi trazida pelos alemães. No Brasil, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança.

A tradição da árvore de Natal vem dos romanos, que celebravam em dezembro o nascimento não do Menino Jesus, mas do Deus Sol, que nascia junto com o solstício de inverno (21 de dezembro). A celebração festejava Saturno, o deus das colheitas, e por essa razão chamava-se Saturnália ou Saturninas, e as árvores eram decoradas com enfeites luminosos.

Remonta a esse tempo também, a tradição de enfeitar árvores para celebrar o nascimento do "Deus da Luz", pois as árvores eram consideradas a ligação entre a Terra e o Céu, simbolizando a fertilidade e a continuidade da vida. A estrela no topo simbolizava o Deus Sol.

Consta-se que o primeiro registro da "Árvore de Natal" como hoje conhecemos vem da Alemanha do século XVI, sendo já usado o pinheiro, adotado provavelmente pela alusão à Santíssima Trindade, devido à sua forma triangular. Já o uso das luzes, segundo a tradição cristã, teve início no século XVI, na Alemanha, com Martinho Lutero.

Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida, as bolas coloridas simbolizam os "frutos" da vida.  Já antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza. Na cultura cristã, as árvores foram ficando cada vez mais decoradas, as estrelas simbolizando a Estrela de Belém, as velas simbolizando a luz de Cristo e as rosas em homenagem à Virgem Maria.

Cores

As cores verde e vermelho são as cores símbolo do Advento e do Natal cristão. O verde simboliza a esperança de vida no inverno escuro e a lealdade. E o vermelho lembra o sangue de Cristo que Ele derramou para que o mundo seja salvo. Sem dúvida, estas duas cores dominam decoração de Natal e parece impossível dissociá-las do espirito natalino!

Medium 521964ecb0efb882a4f29b8f80710fce