Nesta quinta-feira, 1º de setembro, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) realiza sessão solene de posse da professora e historiadora Andreza Santos Cruz Maynard na cadeira n° 05 do quadro de Acadêmicos Efetivos. A cadeira, que tem como patrona Aurélia Dias Rollemberg, memorialista sergipana do século XIX, foi fundada pelo agora acadêmico honorário Samuel Albuquerque.
A cerimônia será realizada no auditório do Museu da Gente Sergipana, às 19h, e caberá ao acadêmico Fernando Aguiar proferir a saudação em nome do Sodalício, contando também com apresentação do Coro e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe.
Andreza Maynard é licenciada, mestre e doutora em História. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe e do Mestrado Profissional em Ensino de História. Integra o Grupo de Estudos do Tempo Presente e o Instituto Histórico Geográfico de Sergipe.
Suas produções estudam diversos aspectos da história sergipana: a educação militar no 28° Batalhão de Caçadores (localizado em Aracaju), a Revolta do 13 de Julho e o cinema aracajuano durante a Segunda Guerra Mundial, entre outros temas.
A solenidade abre o mês dedicado à comemoração dos 7 anos de fundação da Academia de Letras de Aracaju, instituição criada para apoiar e incentivar ações em prol do movimento cultural da capital sergipana.