No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. Isso mesmo! Do mesmo modo que há dias para homenagear nossos pais e mães, há também um dia especial para estar junto e prestar homenagens aos nossos avós. A data surgiu em Portugal com o objetivo de homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.
Durante quase 20 anos, Dona Aninhas, cujo nome era Ana Elisa Couto (1926-2007), reivindicou a instituição de uma data comemorativa para os avós. Ela era portuguesa e tinha seis netos. E assim, a data foi instituída pela Assembleia da República em 2003.
Mas antes da Dona Aninhas, o dia 26 de julho era uma data dedicada apenas homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Esses dois personagens históricos e bíblicos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa, já que o casal, à época, era considerado estéril. Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, ao longo dos séculos, receberam comemorações festivas em diversas datas diferentes, mas Paulo VI houve por bem determinar o dia 26 como a data definitiva.
Sugestões para homenagear os seus avós
- Preparar um almoço especial;
- Fazer uma reunião de família e homenagear os avós;
- Passar o dia ouvindo as histórias da vovó ou do vovô;
- Cozinhar com os avós;
- Relembrar momentos felizes com os avós olhando um álbum de família;
- Escrever uma poesia ou mensagem especial para os avós;
- O mais importante: estar presente com seus avós e fazer algo que seja divertido para ambos.