Neste 29 de julho comemora-se o Dia Internacional do Batom, data criada nos Estados Unidos e comemorada no mundo todo. No Brasil, segundo a Euromonitor, um a cada três produtos comercializados na área de beleza é para os lábios, por isso somos o 4º país que mais consome batom.
Se pararmos para pensar, existem batons em vários formatos, cores, texturas, composições e muito mais! E cada cor pode combinar com um estilo de maquiagem, um tipo de visual ou ainda com a ocasião. A cor do batom que você usa pode dizer muita coisa. Além disso, o batom facilita muito a vida das mulheres no dia a dia. Você pode até sair de casa com a “cara limpa”, mas se passar apenas um batom, já ajuda bastante e dá um “up” no visual.
Conheça os tipos de batons:
1. Batom Matte
Vem se tornando um dos queridinhos e já é o favorito de muita gente. A principal vantagem do batom matte é que ele não sai dos lábios depois do almoço ou após tomar aquele cafezinho. Você pode encontrá-lo nos mais diversos formatos, cores e preços.
2. Batom Cremoso
São os mais tradicionais tipos de batons, aqueles que já conhecemos há muito tempo. A grande vantagem do batom cremoso, é que eles deixam os lábios com um aspecto mais natural e saudável. Além disso, muitos possuem alguma substância hidratante.
3. Gloss
Ele virou febre nos anos 90 e 2000 e as adolescentes da época amavam esse tipo de batom que deixava os lábios com aspecto molhado. Agora ele volta ao auge e, independente da idade da mulher, é o queridinho. Afinal de contas, o Gloss consegue oferecer diversas vantagens: fácil de aplicar, pode ser usado por cima de outro batom não borra ou deixa marcas, ótimo para quem quer uma make mais leve e ajuda a dar maior volume aos lábios.
4. Batom Acetinado
Ele é como uma mistura do matte com o cremoso. É ótimo para mulheres que querem um batom mais cremoso, mas com o aspecto levemente opaco. Ele fixa por mais tempo e não deixa a boca com a aparência de “seca”.
5. Batom Líquido
Ele vem em tubos com uma espécie de esponja para aplicar o produto nos lábios. Uma das melhores vantagens do batom líquido é que você pode deixá-lo na bolsa tranquilamente, pois não há o risco de a tampa soltar já que é rosqueada. Além disso, ele também não quebra ao cair.
Outro ponto, é que o aplicador consegue espalhar o batom gradualmente, permitindo que você ponha o produto de maneira mais cuidadosa.
6. Lip Tint
Ele é bastante versátil, pois pode ser usado para os mais diversos objetivos. Algumas mulheres usam, por exemplo, como um tipo de blush ou até mesmo misturado com a sombra.
O lip tint tem diversos benefícios: costuma durar mais que o batom tradicional, tem uma camada mais fina e pode ser encontrado em textura líquida ou em gel.
Origem do batom
A origem do batom remonta ao tempo dos egípcios quando as mulheres tinham o costume de usarem pedras semi-preciosas em torno dos olhos e dos lábios. Antigamente eram utilizados produtos naturais para pintar os lábios. As mulheres gregas usavam uma raiz vermelha chamada “polderos” misturada com cera de mel para dar um aspecto mais saudável e úmido aos lábios.
O batom começou a ganhar mais popularidade na Inglaterra do século XVI, durante o reinado da rainha Elisabeth I. Criou-se ali um padrão de beleza feminina em que a cara era o mais branca possível, com a ajuda de cremes, e os lábios bem vermelhos. Nessa época, o batom era feito a partir de cera de abelha e tintas vegetais.
A fórmula sólida do batom que conhecemos hoje em dia, só apareceu na década de 1930. Mesmo assim a receita básica não sofreu muitas mudanças. Ele é, até hoje, cores em uma base gordurosa, permitindo assim a fácil aplicação de uma camada uniforme.
Com a evolução da indústria cosmética, atualmente o batom não dá apenas cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol.