Hospital de Cirurgia amplia parceria com TJSE

15 de Abril de 2025, 06:01

Através da parceria entre o Hospital de Cirurgia (HC) e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), por meio do Comitê Estadual de Saúde e pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSE, na sexta-feira (11/4), foi ampliado o atendimento especializado a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Um aditivo ao Termo de Cooperação nº 34/2024 foi assinado durante ato na Presidência do Poder Judiciário e garante a realização de exames de média e alta complexidade para este público.

O HC já mantinha parceria com o TJSE através do Projeto Reconstruir-se, que oferece cirurgias plásticas reparadoras a mulheres vítimas de violência doméstica, quando a sequela resulta de conduta relacionada a processos criminais. Com o novo aditivo, os atendimentos foram estendidos também às crianças e adolescentes acolhidos.

O ato de assinatura do termo contou com a presença da Diretoria do HC, a interventora judicial, Márcia Guimarães; o diretor técnico, Dr. Rilton Morais; a diretora Jurídica, Isadora Cardoso; e a assessora técnica Rosely Rocha. Do TJSE, participaram do ato a presidente, a desembargadora Iolanda Guimarães; a juíza Brígida Fink, representante do Comitê Estadual de Saúde; a juíza Juliana Martins; e a coordenadora do Núcleo de Assessoramento Técnico ao Judiciário para Demandas de Saúde (NatJud), Conceição Mendonça. Também esteve presente a diretora da jurídica da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Sergipe (Federase), Marcela Pithon.

Segundo a interventora judicial do HC, Márcia Guimarães, o objetivo é cuidar do adolescente e da criança. “Nós já temos um convênio para tratar de mulheres que sofreram violência e agora aditivamos para estarmos cuidando na linha de exames e alguns tratamentos das crianças e adolescentes que estão precisando e estão em situação de acolhimento", explicou.

Medium e3b757e5d5a959758446d2ef9a349329Medium 138c0b1c8cf4b65e2d528fb3907c952a