Hospital Primavera realiza procedimento cirúrgico inédito

19 de Janeiro de 2023, 06:42

O cirurgião oncológico do Hospital Primavera, André Rodrigues Meneses, juntamente com uma equipe médica capacitada, realizou com sucesso uma cirurgia oncológica em um paciente de 60 anos, com diagnóstico de câncer de apêndice cecal com carcinomatose peritoneal, que ocorre quando a doença se espalha do local de origem para o peritônio (membrana que reveste toda a cavidade abdominal).

Realizado no dia 12 de janeiro deste ano, o procedimento de Citorredução cirúrgica com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), indicado no tratamento de “Quimioterapia Hipertérmica Intraperitoneal”, é aplicado logo após a cirurgia de citorredução, que consiste na retirada de todos os focos de tumor, podendo ser necessária a retirada total ou parcial de alguns órgãos abdominais. Essa técnica é geralmente aplicada no combate aos cânceres de apêndice cecal, pseudomixoma peritoneal, mesotelioma peritoneal, colorretal, gástrico e de ovário.

Dr. André Rodrigues enfatiza que através da HIPEC é possível conseguir concentrações muito maiores de quimioterápico na superfície peritoneal, em comparação ao tratamento com administração endovenosa. O método dura entre 8 e 14 horas, a depender da dificuldade do caso, e é realizado através de uma perfusão uniforme e com grande concentração de quimioterápicos dentro da cavidade peritoneal, cuja ação é potencializada através do calor, que se mantém em torno de 42ºC, com duração de 30 a 90 minutos. "Toda equipe está de parabéns com o resultado do procedimento, com a evolução do paciente, assim como o Hospital Primavera em utilizar, pela primeira vez, o equipamento vindo da Itália e homologado pela Anvisa, chamado Sistema Performer HT da empresa RanD", conta.

Medium a46f55f668af523131f26f2a47f447e7