Pela primeira vez, a equipe comandada pelo cirurgião pediátrico do Hospital Primavera, Dr. Sebastião Xavier, realizou a cirurgia de fulguração de válvula de uretra posterior, que ocorre quando há uma malformação congênita do trato urinário e que dificulta a eliminação normal da urina. A patologia acontece em recém-nascidos do sexo masculino, e quando não tratada a tempo pode causar graves consequências, como dilatação da bexiga, ureteres e rins, podendo evoluir para uma insuficiência renal crônica.
O procedimento transcorreu no dia 28 de abril e foi concluído com sucesso, em um bebê de dois meses de vida e pesando 3,5 kg. Para a cirurgia foi utilizado o aparelho cistoscópio neonatal 7 Fr, que serve para examinar o aparelho urinário inferior,constituído por um tubo rígido, inserido na uretra sob anestesia geral em crianças.
O cistoscópio possui um sistema de lentes ou fibra óptica que permite ao médico observar as paredes da uretra e da bexiga, usado também para outros tipos de cirurgias. Além desse aparelho, que é pioneiro no estado, o Hospital Primavera também possui um cistoscópio pediátrico 9 Fr, de calibre um pouco maior, usado nos procedimentos em lactentes e pré-escolares.
Segundo Dr. Sebastião Xavier, essa técnica cirúrgica é relativamente simples, mas delicada por se tratar de bebê muito pequeno. "No procedimento foi encontrado uma válvula de uretra posterior, e em seguida, perfuramos em 4 pontos com fibra ótica de laser. O paciente evoluiu bem, recebeu alta médica e seguiu para acompanhamento ambulatorial", explicou o cirugião.