Devido a pandemia pelo Coronavírus (Covid-19), a demanda por equipamentos de proteção individual utilizados pelos profissionais de saúde tem aumentado bastante nos hospitais em todo o estado. Diferentemente das máscaras convencionais vendidas nas farmácias, os protetores faciais protegem todo o rosto de gotículas e respingos durante o atendimento. Para poder ajudar estes profissionais da saúde na luta diária contra a pandemia, o Instituto Federal de Sergipe está fabricando protetores de acetato em impressoras 3D para serem doados aos hospitais e unidades de saúde do estado.
O primeiro centro de saúde a receber as máscaras produzidas será o Hospital de Cirurgia. O diretor de inovação e empreendedorismo do IFS, José Augusto Andrade Filho, fará a entrega nesta quinta-feira (26), às 10h, de cerca de 25 máscaras.
O IFS não está sozinho nessa empreitada. Ele está recebendo a matéria-prima de empresas de Sergipe. O acetato foi doado por indústrias do município de Nossa Senhora do Socorro (SE), os filamentos pelo próprio Hospital de Cirurgia e os elásticos pelo Armarinho Mundial, localizado em Aracaju. O modelo das máscaras é um projeto da PRUSA, uma empresa da República Tcheca que fabrica as impressoras.
Mas quem preferir fazer a própria impressão em casa, o IFS disponibiliza o arquivo com as configurações da máscara para que cada um possa entrar nessa rede de solidariedade.