Os inseticidas naturais estão longe de serem importantes apenas para produtores orgânicos. Eles vêm da época em que ainda não se utilizavam produtos químicos para controle de “pragas”, que ainda que combatam o problema mais rápido, são mais agressivos ao meio ambiente.
Alguns benefícios de se utilizar inseticidas orgânicos são que podem ser feitos em casa com baixo custo e são nocivos aos insetos, mas não tóxicos às plantas ou pessoas. Desta forma, é possível combater os insetos prejudiciais à sua horta e ainda manter a boa qualidade dos alimentos. Mas antes, comece com alguns métodos de prevenção, como retirar as plantas fracas e ter cuidados com o solo (use cobertura morta, compostos orgânicos, etc).
Conheça alguns inseticidas naturais:
Cravo-de-defunto - feito em um caldo, é utilizado para o combate de pulgões. Também pode ser plantado junto às culturas de interesse, realizando assim o controle de insetos, ao agir como repelente, e de nematoides.
Ingredientes: 1 kg de folhas e/ou talo de cravo-de-defunto e 10 litros de água.
Modo de preparo: adicione as folhas e/ou talos de cravo-de-defunto na água. Leve ao fogo e deixe ferver durante meia hora, ou então pique e deixe de molho por dois dias. Coe o caldo obtido.
Própolis: substância resinosa resultado da interação das abelhas com as árvores; é utilizado para o controle de doenças, para nutrição das plantas e para diminuir o estresse hídrico.
Ingredientes: extrato de própolis em spray.
Modo de preparo: Aplique diretamente nas folhas atacadas tanto na parte inferior e na superior. Nota-se que o uso do extrato sem a diluição em água, obteve uma melhora de 60%, ao passo que o uso diluído obteve 35%.
Óleos: são vários tipos, como o de eucalipto, útil contra moscas e vespas; de Citrus, bom contra formigas, baratas e lesmas; e de neem, que combate mais de 500 espécies de insetos. (clique aqui e saiba mais sobre o óleo de neem).
Ingredientes: 10 ml de óleo de neem (encontrado em lojas de jardinagem) e 1 litro de água.
Modo de preparo: dilua o óleo de neem na água e pulverize a planta.
Crisântemo: é um chá feito das folhas de crisântemo (Chrysanthemum sp.) que tem ação no sistema nervoso dos insetos, deixando-os imóveis. Com óleo de neem, sua efetividade é aumentada.
Ingredientes: Água mineral e flores de crisântemo secas.
Modo de preparo: basta moer e misturar o pó com água. Não existe uma proporção correta entre pó e água, assim, a dica é não tornar o líquido grosso demais para passar pelo bico do borrifador.
Casca de Ovos: As cascas de ovos são um ingrediente interessante para o nosso jardim. Elas possuem um duplo benefício, podem ser usadas seja como fertilizantes seja como repelente.
Ingredientes: cascas de ovos.
Modo de preparo: Triture as cascas de ovos, de modo que se transforme em farinha, ou as coloque em pedaços na base da planta formando um anel que impedirá que lagartas e caracóis se aproveitem da cultura.