Você sabia que a caneta tem partes de plástico e metal que demoram décadas para se decompor, além da tinta conter material tóxico? Esse e outros itens de material escolar, se descartados no lixo comum, agridem o meio ambiente. Pensando nisso e com o objetivo de auxiliar a população nas práticas sustentáveis que o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) aderiu ao Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita promovido pela empresa TerraCycle em parceria com a Faber-Castel®.
Na caixa coletora instalada na sede do IJCPM em Aracaju (SE), é possível descartar todos os tipos de lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco usados e que não tenham mais utilidade, independente da marca, e suas respectivas embalagens.
Todo material é enviado para a TerraCycle, líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade que atua em 21 países. Pelo processo de reciclagem, os instrumentos de escrita e embalagens são transformados em nova matéria-prima, chamada pellet. Este insumo é vendido e utilizado na produção de outros objetos como bancos, lixeiras. Além de contribuir com o meio ambiente, a iniciativa reverte parte dos recursos provenientes da comercialização do pellet em doações para instituições indicadas pelas organizações parceiras.