A enfermeira Márcia Guimarães, interventora judicial do Hospital de Cirurgia (HC), foi agraciada com a mais alta comenda do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), o Colar do Mérito Gumersindo Bessa, na manhã desta segunda-feira (9/12). Destinada a personalidades que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e para o engrandecimento do estado, a condecoração foi dada também a outras autoridades sergipanas.
A homenagem a Márcia é fruto de sua trajetória profissional e, sobretudo, de sua gestão à frente do Cirurgia, unidade hospitalar que é referência para a Rede Estadual de Saúde em diversas especialidades de alta e média complexidade. Indicada pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE) e nomeada pelo Judiciário em novembro de 2018, ela liderou uma transformação que reverteu o colapso financeiro e administrativo da instituição, tornando-a um case de sucesso nacional. Sob a sua liderança, o HC conquistou a chancela de Acreditado, sendo o primeiro hospital filantrópico de Sergipe a alcançar esse reconhecimento de excelência.
Emocionada, a enfermeira agradeceu ao TCE/SE pela entrega da condecoração. “Fico muito honrada e feliz em receber o Colar do Mérito Gumercindo Bessa. Agradeço ao Tribunal de Contas, especialmente à presidente desta casa, a conselheira Susana Azevedo, por tamanha honraria. Este reconhecimento não é apenas meu. É o resultado de um trabalho coletivo”, declarou.
Márcia enfatizou que o êxito de sua gestão só foi possível graças ao apoio dos profissionais que fazem o Cirurgia e de diversos parceiros. “Por isso, agradeço a cada colaborador que, com dedicação e profissionalismo, contribuiu para transformar o nosso hospital. Também sou grata aos nossos apoiadores, como o Governo do Estado, a Secretaria Estadual da Saúde, parlamentares, o próprio TCE, o MP e o Judiciário, que acreditaram no potencial do HC e que era possível reerguê-lo sob a minha liderança”, acrescentou.
Ao justificar a entrega do Colar do Mérito à interventora, a presidente do TCE/SE, a conselheira Susana Azevedo, destacou que Márcia Guimarães é um exemplo de liderança e eficiência na gestão pública em saúde.