O inverno de 2022 começou astronomicamente às 6h14 desta terça-feira, 21 de junho e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera. Essa estação tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, fenômeno que ocorre quando o hemisfério norte está mais inclinado em direção ao Sol. Em paralelo, no hemisfério norte, há o solstício de verão, que dá início à estação mais quente do ano nos países acima da linha do Equador.
No Brasil, as Regiões Sul e Sudeste são as mais afetadas pelas características do inverno em 2022, sofrendo quedas ainda maiores na temperatura, quando comparado com o outono.
Em 2022, o inverno no Brasil será marcado pelo fenômeno La Ninã, de acordo com informações da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). As chances de manutenção desse evento meteorológico durante a estação são de 59%, o que vai fazer com que a água prevaleça fria em boa parte do ano, eventualmente chegando ao início de 2023.
Além da queda considerável nas temperaturas, o inverno no Brasil também é caracterizado por baixa umidade do ar e pouca ou nenhuma ocorrência de chuva. A presença do ar seco costuma levar ao desenvolvimento de doenças respiratórias com maior facilidade. As regiões Centro-Oeste e Sudeste são marcadas pelos baixos índices pluviométricos, e o Sudeste também percebe mais a queda nas temperaturas, junto com o Sul. Por outro lado, o Norte e o Nordeste não sentem diferenças muito bruscas na temperatura durante essa estação.