Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama, a Liga Acadêmica de Enfermagem da Saúde da Mulher (LASMU) do Centro Universitário Estácio de Sergipe promove uma série de atividades em prol da saúde das mulheres.
A programação teve início no dia 2 de outubro, quando professoras e estudantes da Liga participaram de uma Assembleia na Câmara Municipal de Aracaju, com a temática “Reconstrução da mama e micropigmentação do complexo mamilo-papilar”, a convite da vereadora Sheyla Galba. “Neste espaço de discussão, foram realizadas reflexões sobre a importância de aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde da mulher, junto com outras mulheres atuantes na luta contra o câncer”, destaca Rita Porto, coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Sergipe.
Já no dia 24, a programação continua com o II Seminário Saúde da Mulher: um enfoque no empoderamento feminino. O evento contará com palestrantes especialistas nesta temática e acontecerá na sede da Estácio Sergipe, em Aracaju. A atividade é aberta ao público e conta com emissão de certificado de 20h de participação. As inscrições estão abertas pelo valor de R$ 12,00 e podem ser realizadas através do link even3.com.br/ii-seminario-de-saude-da-mulher/. A programação completa pode ser consultada no Instagram da LASMU (@liga.lasmu).
Para encerrar a programação, no dia 28, a Liga também estará presente na Legião Feminina (associação sem fins lucrativos que acolhe mulheres acometidas ao câncer) para realizar gratuitamente o exame citopatológico, em parceria com o departamento de Biomedicina da Estácio.
Importância da prevenção
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Segundo o Ministério da Saúde, apenas neste ano, já foram estimados 73.610 novos casos no Brasil, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Para a prevenção da doença, a detecção precoce por meio de exames regulares, como a mamografia, pode aumentar significativamente as chances de cura.