Leó Neto é reeleito defensor público geral de Sergipe com 100% dos votos

26 de Agosto de 2020, 08:47

Em eleição realizada na terça-feira (25), José Leó de Carvalho Neto foi reeleito defensor público geral para o Biênio 2020/2022. Realizada pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, a votação foi eletrônica e o pleito contou com a participação de 88 membros.

Na eleição, Leó Neto obteve 100% dos votos dos defensores públicos, um resultado inédito na história da instituição. No primeiro mandato, o membro da Defensoria Pública conquistou 93,5% dos votos e nesse pleito, todos os 88 defensores públicos disseram sim, não havendo abstenção e votos em branco.

Para o defensor público geral reeleito, o índice de 100% de aceitação mostra união na Defensoria Pública. “Esse resultado representa a coesão, força e união de todos os defensores públicos que estão no mesmo barco, remando em uma única direção: o fortalecimento da instituição em prol de toda coletividade. 100% de aceitação não me deixa nada envaidecido, isso me traz uma responsabilidade imensa para que cada dia mais eu escancare as portas da instituição e do meu gabinete para todos aqueles que precisarem, defensores públicos e usuários da Defensoria Pública”, disse emocionado. “Agradeço a todos os defensores públicos por este apoio incondicional. Tentarei retribuir na maneira que eu possa e, na melhor possível, essa votação tão importante para a instituição”, completou Leó Neto.

É a segunda vez, na história da instituição, após o advento da Lei Complementar 183/2010, que a votação para escolha do Defensor Público Geral acontece via sistema on-line.  Com isso, os defensores públicos não precisaram se deslocar do interior ou das unidades de atendimento da Defensoria Pública para exercer o direito ao voto.

O nome do defensor público eleito será encaminhado pelo Conselho Superior para nomeação por parte do Governo do Estado. A posse será anunciada em breve.

Leó Neto ingressou na Defensoria Pública em 2009, através de concurso público para Defensor Público; foi Delegado de Polícia Civil; Professor de Direito Processual Penal e Civil durante oito anos; Subdefensor Público Geral na gestão do Defensor Público Geral, Jesus Jairo Lacerda; Defensor Público Geral Biênio 2018/2020 e agora reeleito para novo Biênio 2020/2022.

 

Medium 1b75f32db7b053104957e144813a566a