De 22 a 24 de agosto, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) será palco da Conferência Internacional "Árabe Latinos!". Com o tema "Migrações e Solidariedades", o evento reunirá uma série de figuras proeminentes para discutir as interseções culturais e diálogos interculturais entre as regiões árabes e latino-americanas, entre eles o cantor e compositor brasileiro Martinho da Vila.
O encontro promete ser uma verdadeira celebração da cultura, arte e literatura dessas duas regiões, com a participação de personalidades ilustres. Além de Martinho da Vila, o renomado cineasta palestino Kamal Aljafari e a aclamada escritora Ana Maria Gonçalves também estarão presentes.
Com uma variedade de oficinas focadas em música, literatura e cinema latino-árabe, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nas riquezas culturais dessas áreas, além de explorar as possibilidades de diálogo intercultural que emergem das migrações e trocas entre as duas culturas.
Uma cerimônia especial está programada para o dia 23, quando Martinho da Vila será agraciado com o título honoris causa, em reconhecimento à sua marcante contribuição nas relações internacionais entre o Brasil e a África.
A conferência também contará com a presença de representantes de diversos países árabes, latino-americanos e caribenhos, assim como representantes das Nações Unidas. Intelectuais, escritores, membros da sociedade civil, artistas, pesquisadores e jovens estudiosos de renome internacional estarão presentes para enriquecer as discussões. Países como Palestina, México, Argentina, Colômbia, Chile, Moçambique e Brasil estarão representados no evento.
A Conferência Internacional "Árabe Latinos!" é organizada em parceria pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (CIEAI).
Inscrições
As inscrições, com vagas limitadas, já estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).