Massagens com técnicas indianas estão em alta em Aracaju

01 de Setembro de 2023, 06:31

As massagens indianas são mundialmente conhecidas e cada vez o número de adeptos pelas suas técnicas cresce no Brasil, sobretudo pelos resultados positivos que promovem bem-estar e saúde através dos seus diversos tipos de terapia. Entre as queridinhas do público brasileiro e também aracajuano, a massagem ayurvédica e a sua derivação, a abhyanga.

Segundo a massoterapeuta Rosana Matheus, a massagem ayurvédica é realizada com óleos vegetais e essenciais, preparados com ervas medicinais e estimulam os chakras — centros de energia conectados com o corpo — desintoxicando, promovendo o relaxamento, além de fortalecer a imunidade. “A partir de alongamentos, nós estimulamos pontos corporais e órgãos vitais, alinhando a coluna vertebral, corrigindo postura, liberando a tensão muscular e promovendo o relaxamento”, afirmou a profissional.

As massagens indianas não possuem contraindicação, porém, Rosana Matheus aconselha a procurar um médico, caso a pessoa tenha alguma dor crônica ou restrições, bem como procurar profissionais com formação adequada para aplicar a técnica. “A massagem ayurvédica é indicada para pessoas de todas as idades e para diversos casos. Porém, antes de realizar o procedimento é sempre aconselhável procurar um médico e principalmente se informar sobre a formação e a capacidade do profissional que irá aplicar esta técnica em você”, destacou.

Rosana já está no mercado há 25 anos, mas explica que a aplicação das massagens indianas é algo novo para o público sergipano, porém, com uma procura que tem crescido cada vez mais. “A Abhyanga, por exemplo, é ainda pouco conhecida no Brasil e em Sergipe. Ela é uma massagem feita com óleo quente, aplicado em todo o corpo, desde o couro cabeludo até a planta dos pés. Ela promove a prevenção do envelhecimento precoce, aumenta a longevidade, melhora a circulação sanguínea, a qualidade do sono, o bom funcionamento gastrointestinal, entre outros benefícios que são importantíssimos para a nossa saúde”, explicou.

As técnicas indianas de massagens são milenares e as mais praticadas no mundo, incluindo mudanças na alimentação, uso de óleos essenciais como método de diagnóstico, prevenção de doenças e cura. Em Aracaju, essas técnicas estão ganhando cada vez mais adeptos. “Enquanto nutricionista e cozinheiro, eu sou adepto de muitas técnicas da Auyrveda, seja na alimentação, ou na massagem. Como eu passo muito tempo em pé, as massagens indianas me ajudam muito, em todos os sentidos, não somente para aliviar as dores, como para melhoria da qualidade de vida”, finalizou o nutricionista e cozinheiro, Samuel Benson.

Medium eccad1abb625abe56a9b5ee780ab986a