O Mestrado Profissional de História da Universidade Federal de Sergipe (ProfHistória/UFS) está com inscrições abertas para o edital de 2024. São 21 vagas, sendo 13 para ampla concorrência; cinco para negros, pardos e indígenas; uma para pessoa com deficiência (PCD) e duas para processo seletivo diferenciado para quilombolas que atuem em escolas com educação na modalidade quilombola ou indígenas.
As inscrições devem ser realizadas de forma on-line até o dia 10 de outubro, com envio de toda a documentação obrigatória. Segundo o ProfHistória, a divulgação do resultado final acontece em 30 de novembro. Para consultar o edital e mais detalhes das inscrições, acesse o link https://www.econrio.com.br/index.php/course/mestrado-profissional-em-ensino-de-historia-profhistoria-2024/
Diferença entre mestrado acadêmico e profissional
A diferença básica entre as duas modalidades de mestrado está no objetivo da obtenção de grau: enquanto o mestrado profissional é um curso menos teórico e voltado para o mercado de trabalho, o mestrado acadêmico é voltado para o ensino e a pesquisa.
No caso do ProfHistória, "um dos objetivos é proporcionar a formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica, visando a dar ao egresso, qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de História", informa o programa.