A Missa do Cangaço acontece neste domingo (28), na Grota do Angico, em Poço Redondo, no Sertão de Sergipe. O ato homenageia a memória de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e seu bando. Eles foram mortos no dia 28 de julho de 1938, na antiga Fazenda Angicos.
O tradicional evento, que promove uma imersão sobre a cultura popular, a história do cangaço e as belezas naturais da Caatinga, é realizado pela Oscip Sociedade do Cangaço, fundada pela jornalista Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita. O acesso é gratuito.
A saída está prevista para as 7h, da sede do Monumento Natural Grota do Angico. Os grupos serão conduzidos por uma trilha de, aproximadamente, um quilômetro até o local da missa. A cerimônia está marcada para começar às 8h.
Grota do Angico
Localizado entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, o Mona Grota do Angico é uma unidade de conservação e proteção integral, que se tornou um sítio arqueológico e foi reconhecido pelo Iphan.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a unidade de conservação foi criada com dois apelos: ambiental, para preservar a Caatinga e o fragmento de dois mil hectares preservado; e o patrimônio cultural.
Os turistas e visitantes que irão participar da Missa do Cangaço serão recepcionados por condutores ambientais capacitados pelo Monumento Natural Grota do Angico, Unidade de Conservação gerenciada pela Semac.