Acordar cedo pode ser uma tarefa muito difícil para quem dorme tarde, tem insônia ou chega do trabalho agitado, mas pode ser extremamente eficaz para conseguir aumentar a qualidade de vida. Você já ouviu falar dos benefícios de acordar cedo? Muitas pessoas acreditam que sofrem de insônia, mas na verdade, o que elas têm é indisciplina com relação ao sono. Outras pessoas sofrem de insônia de verdade e tentam de tudo para não sofrer as consequências por não dormir porque percebem que a falta de noites bem dormidas afeta a rotina inteira.
Existem aquelas pessoas que pegam no sono praticamente ao se deitarem na cama. Entretanto, para quem tem um ritmo mais acelerado, mais ansioso e mais desperto aos estímulos externos, desligar a mente é algo mais complexo e exigem hábitos mais saudáveis. Quando se é muito atento ao que vem de fora e quando se tem uma mente muito acelerada, é necessário alguns cuidados para não interromper o ciclo do sono.
Uma boa noite de sono melhora o humor e previne doenças. Em contraste, uma noite mal dormida pode baixar sua imunidade, gerar crises alérgicas, te deixar mais propenso a gripes e resfriados e outras doenças. Sem falar nas doenças autoimunes que veem o corpo de uma pessoa que dorme mal como um lugar para se desenvolver.
Veja algumas dicas que podem ajudar a criar um ambiente convidativo ao sono:
1 – Tente dormir sempre no mesmo horário
Mantenha o hábito de dormir em determinado horário. Isso faz com que sua mente e seu corpo se acostumem a relaxar todos os dias no momento escolhido por você.
2 - Consuma alimentos leves antes de dormir
É preciso ter muito cuidado com os alimentos ingeridos à noite, principalmente próximo ao horário de dormir. Ingerir excesso de gordura durante a noite requer uma resposta eficiente e exige um trabalho maior do sistema digestivo, e é aí que está o perigo, pois nesse momento o organismo deveria diminuir sua atividade, para garantir que o corpo consiga descansar durante o sono. Além disso, bebidas energéticas, que podem te deixar acelerado, como café, refrigerantes e alguns tipos de chás (chá mate, chá verde e chá preto), devem ser evitadas antes de dormir.
3 - Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir
Um estudo realizado pelo King’s College, de Londres, reuniu dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, e detectou efeitos negativos – em diferentes níveis de gravidade – quanto ao uso de aparelhos eletrônicos antes do período de descanso.
4 - Televisão deve ficar desligada na hora de dormir, mesmo que você tenha o hábito de achar que se a televisão ficar ligada num canal passando um programa aleatório, você vai dormir rápido. Isso é um mito porque o sono é atrapalhado pelo barulho e pela luz que vem da televisão.
5 - Verifique a validade do seu travesseiro
Você sabia que a validade do travesseiro interfere na hora de dormir e, até mesmo, na qualidade do seu sono? Ele deve garantir a sustentação ideal para o seu pescoço em uma altura compatível com a coluna, no entanto, após alguns anos de uso, pode ficar deformado e será necessário realizar a troca.