Museu da Gente Sergipana adere a Campanha Outubro Rosa

04 de Outubro de 2022, 06:42

Visando chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a Campanha Outubro Rosa deste ano iluminou o Museu da Gente Sergipana, que é um dos principais cartões postais de Aracaju. Parceria firmada entre as clínicas Onco Hematos e Homo com o Instituto Banese, a iniciativa tem por objetivo atrair a atenção da população e, principalmente das mulheres, para a necessidade de cuidar da saúde, do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com a participação de especialistas oncologistas e mastologistas e a direção do Instituto Banese, as luzes rosas foram acessas na noite desta segunda-feira (3/10), marcando o início das atividades da campanha.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões e representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.

Outubro é o mês de alerta e de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “É preciso levar cada vez mais informações para as mulheres em geral. No Brasil, o câncer de mama acomete em média 66 mil novas mulheres a cada ano e é o câncer mais comum nas mulheres brasileiras, com exceção do câncer pele não melanoma. Mas o que tem a capacidade de ter uma mortalidade grande é sem dúvida nenhuma o câncer de mama", ressalta a mastologista da Homo, Paula Saab.

Ainda segundo a mastologista, é essencial fazer um rastreamento adequado da doença para conseguir o melhor tratamento e aumentar as chances de cura da doença. “Mulheres que são diagnosticadas precocemente tem até 95% de chance de cura da doença e é por isso a importância da alerta", afirma.

 

Medium df7a84aabcaae257c5400c63e34d8ebb