De acordo com dados da Unesco e do Banco Mundial, estima-se que, em média, cada ano de estudos pode aumentar a remuneração de um indivíduo em 10%, sendo que esse impacto tem efeitos na vida dele pelos próximos 20 anos. Acreditando no poder do conhecimento para transformar e levar prosperidade financeira para toda a rede, a Natura anuncia o lançamento da “Ciranda Natura”, a primeira escola de negócios com afeto do Brasil.
A iniciativa visa atender suas Consultoras de Beleza e rede de franqueados das lojas Aqui Tem Natura e está disponível em plataforma digital e gratuita, com conteúdos exclusivos para toda a rede. Atualmente, a marca conta com mais de 1.3 milhão de empreendedoras no Brasil. “Preparamos diversos conteúdos inspirados nos desafios diários da consultora, de forma que, a partir de cada contexto, sejam apresentadas soluções práticas direcionadas para aquele desafio. Buscamos valorizar a experiência construindo materiais que, além de técnicos, também sejam responsáveis pela potencialização e construção das relações”, explica Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura. “Isso faz com que os treinamentos sejam aplicáveis, com linguagem de fácil acesso e com potencial para fazer a diferença na vida das nossas consultoras”, reforça o executivo.
A Ciranda Natura conta com uma jornada de aprendizagem que inclui cursos online e presenciais com conteúdos segmentados para cada momento de maturidade do negócio dessas consultoras. Por meio de uma plataforma digital, a escola reúne uma extensa oferta educacional com diferentes formatos de aulas, espaços de trocas, sessão tira dúvidas, entre outros recursos.
Entre os primeiros percursos disponíveis para potencializar o desenvolvimento das consultoras e estimular uma formação continuada estão treinamentos sobre introdução ao empreendedorismo, mundo digital, trilhas de influência digital e conhecimento específico em produtos e linhas de tratamento da marca. Algumas trilhas de aprendizagem ainda garantem certificado e formatura.
O modelo de trabalho horizontal praticado na Natura é um dos aspectos importantes da novidade, assim como a linguagem e, também, a confiança no processo de criação dos conteúdos. Com o estímulo da troca entre a rede, a marca realizou um processo de mapeamento para identificar Consultoras de Beleza que, além de apoiar o desenvolvimento do conteúdo, também desempenharam o papel de Treinadoras, encontrando uma nova fonte de renda, propósito de transformação e, também, melhora nos indicadores de qualidade de vida.