Quanto vale manter uma floresta em pé? No caso da Natura, em 2021, o valor gerado para a sociedade pela sua atuação na Amazônia é de R$327 milhões. O número corresponde aos benefícios de geração de renda para as famílias locais, desenvolvimento comunitário, melhoria de infraestrutura e capacidade produtiva, além do desmatamento evitado. Pelo seu modelo de negócios, no ano citado, para cada R$1 aportado na região, a Natura gerou o equivalente R$8,6 em valor social.
Os dados citados fazem parte do primeiro Integrated Profit & Loss (IP&L) realizado pela companhia. O IP&L é uma ferramenta de gestão que integra ganhos e perdas para medir e reportar os efeitos socioambientais da operação. Com ele é possível contabilizar, além dos resultados financeiros, o impacto da atuação empresarial nas dimensões ambiental, social e humana.
Os resultados do estudo consideram diversas frentes de atuação da empresa, como emissão e compensação de carbono, circularidade de resíduos, regeneração e conservação de biomas, geração de renda para a rede (e seus impactos de saúde e bem-estar).
O estudo mostra que, em 2021, toda a operação da marca gerou R$1.5 em benefícios para a sociedade para cada R$1 de receita. “Acreditamos que as empresas devem gerar mais valor econômico para a sociedade do que resultado financeiro para a própria organização”, explica João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co Latam. “Por essa razão, precisamos ter clareza de todos os nossos dados de impacto”.
Agora a Natura pretende compartilhar a aplicação do IP&L com outras empresas e organizações, de modo que a metodologia seja debatida e aperfeiçoada coletivamente. "Queremos chamar a atenção de instituições, para que conheçam esse método e se apropriem dele, ajudando a aperfeiçoá-lo, gerando debate e fazendo o tema evoluir. Nossa expectativa é que, em algum momento, os conjuntos de normas internacionais de contabilidade incluirão diretrizes para a monetização de externalidades”, conclui o CEO.
Os resultados do IP&L apoiarão as decisões de negócio futuras e ajudarão a companhia a aumentar o impacto positivo que busca deixar para as pessoas e para o mundo.