Uma pesquisa global, realizada pela plataforma Linkedin, revelou que cerca de 80% dos executivos atuantes em médias e grandes empresas reconhecem o poder do networking de referência na geração de emprego e renda. “Estudos comprovam que o sucesso na carreira está diretamente ligado aos bons relacionamentos cultivados ao longo do tempo”, afirma Marco Lobão, presidente do Business Network International (BNI), em Sergipe.
No Estado, a entidade, que é considerada maior e mais bem sucedida organização de networking de negócios do mundo, agrega em torno de 70 empresários, sendo um por segmento profissional, em dois grupos: o Cajueiro e o Protagonista. “O nosso trabalho começa, quando a reunião do BNI termina”, diz Marco Lobão. Ele explica que em cada encontro, que ocorre às quintas-feiras, das 6h30 às 9h, os integrantes têm a oportunidade de informar o nome da empresa ou profissional com quem gostariam de fechar negócio.
“É aí que começa o nosso trabalho, ao buscarmos, em nossas redes de contatos, direta e ou indireta, o cliente que o nosso colega do grupo precisa”, explica Saulo Rocha, presidente do BNI Protagonista. Na prática, ressalta, cada membro tem diversos vendedores à disposição e com um grande diferencial: sem concorrência, pois temos apenas um profissional por nicho e, sem pagar um centavo de comissão por isso”, completa.