Nesta sexta-feira, 20 de dezembro, será entregue a nova sala provisória para embarque de passageiros do Aeroporto Internacional de Aracaju Santa Maria. O espaço cresce de 950m² para cerca de 1800m², oferecendo mais conforto para os usuários e ampliando a capacidade de atendimento do terminal. Antes localizada no térreo, a área passa agora a funcionar no 1º andar.
A mudança prepara o aeroporto para a alta temporada – de dezembro a março –, e posteriormente para o aumento de capacidade operacional, previsto para a entrega final das obras, no primeiro semestre de 2023. Quando as reformas estiverem prontas, Aracaju ganhará também pontes móveis de embarque (fingers).
A entrega faz parte das obras estruturais que a Aena Brasil vem fazendo nos seis terminais que administra no Nordeste do Brasil: Aracaju, Recife, Maceió, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Campina Grande. A concessionária investe R$ 1,4 bilhão para implantar o padrão Aena no país, tornando os aeroportos mais seguros, confortáveis, tecnológicos e sustentáveis.
De acordo com o diretor do terminal, Wanderson Silva, a inauguração é parcial e está dentro do prazo previsto. “Essa é uma entrega prevista para a primeira fase de obras de requalificação do terminal. O passageiro já vai experimentar um espaço mais a amplo e confortável. Isso também permite que o aeroporto vá se preparando para a alta temporada que se inicia nos próximos dias”, disse.
A nova sala de embarque chega com a infraestrutura toda nova e é equipada com bateria de banheiros, cafeterias, wi-fi, climatização, acesso via escada rolante, elevador e também por escada fixa. A previsão é que em janeiro de 2023 ela esteja 100% pronta. Até lá, serão instaladas as novas pontes de embarque e novas escadas rolantes.