Você já parou para pensar quantos documentos você carrega diariamente na sua bolsa, carteira ou mochila? Analisando rapidamente temos o RG, CPF, Carteira de Motorista e o Título de Eleitor. Além disso, em algumas ocasiões é necessário saber onde está a Carteira de Trabalho para pegar os números do PIS/Pasep.
Ciente da quantidade de documentos que o brasileiro carrega e também para tentar trazer mais segurança e praticidade, o governo federal anunciou um novo modelo de Carteira de Identidade Nacional, que ganhou o jargão de RG digital, e será um documento que deve ser emitido para todos os cidadãos.
A emissão do novo RG digital será gratuita. Os institutos e órgãos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às novas mudanças. Vale lembrar que o decreto assinado pelo presidente entrou em vigor no dia 1º de março.
Como vai funcionar o novo RG digital?
O novo RG digital utilizará o CPF para registro nacional perante a descentralização dos dados de identificação, conforme ocorre atualmente em todos os estados, dificultando o trabalho das polícias na abordagem de suspeitos. Ele terá um visual único em todo o país, tamanho reduzido e será emitido digitalmente ou em papel, trazendo mais mecanismos de comprovação de autenticidade como o QRCode que facilita o escaneamento do documento.
Através de diversas camadas de segurança e informação, a expectativa é que o novo RG digital reduza em várias vezes o volume de casos anuais de falsificação de documentos de identificação, estratégia esta que costuma ser utilizada na prática de crimes como estelionatos, fraudes bancárias dentre outras.
A população também terá acesso ao documento por meio da plataforma Gov.br, plataforma de serviços e relacionado do cidadão com o Governo Federal. Dentre os documentos que podem ser unificados com o RG:
CPF
Título de Eleitor
Carteira de Motorista
Carteira de Trabalho
Certificado Militar
PIS/Pasep
Cartão Nacional de Saúde
Como emitir o RG digital?
A emissão do RG digital ainda não foi disponibilizada, mas já foi antecipada em alguns estados como no caso de Minas Gerais, onde o documento será emitido ainda no primeiro semestre de 2022. Os órgãos de emissão dos Estados têm até o início de 2023 para se adequarem às exigências do novo documento.
Conforme informações do governo, as secretarias de Segurança Pública dos estados e Distrito Federal serão os responsáveis pela emissão e disponibilização do novo documento. Assim, após o cadastramento biométrico na base de dados do governo e Justiça Eleitoral, o cidadão poderá baixar um aplicativo chamado DNI (Documento Nacional de Identidade) em que será necessário realizar um pré-cadastro para finalizar a solicitação de emissão do documento.
O novo RG digital terá validade de 10 anos para os cidadãos com até 60 anos. Já os brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos vão poder continuar com o antigo RG por um período indeterminado.