Mesmo após a pandemia, hoje o empreendedor que pretende abrir o próprio negócio não pode descuidar das estratégias digitais. Está conectado e capacitado para usar as novidades tecnológicas é uma das necessidades das micro e pequenas empresas, entre as ferramentas está o WhatsApp.
Por isso, a Meta, empresa controladora das plataformas do Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, tem apostado em uma série de melhorias do WhatsApp Business, app de conversas voltado a empresas. “A ferramenta já ultrapassou 200 milhões de usuários e recebeu recentemente dois novos recursos, que contribuem para ações de divulgação e relacionamento dos pequenos negócios”, reforça a especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae Janaína Camilo.
Uma das novidades é a funcionalidade que permite criar “anúncios de clique” no Facebook utilizando o WhatsApp Business. Os anúncios publicados pela empresa são acessados pelos usuários do Facebook que, por meio de um botão no próprio conteúdo divulgado, são redirecionados diretamente ao WhatsApp Business para atendimento.
Na prática, quando os usuários clicarem em algum anúncio, será aberta uma conversa no WhatsApp para que os clientes tirem dúvidas sobre os produtos e efetuem compras. Com isso, deixa de ser obrigatório ter uma conta no Facebook dedicada a esse fim, e as empresas interessadas na função precisarão apenas cadastrar endereço de e-mail e método de pagamento.
Outra função que está em fase de testes e deverá ser disponibilizada em pouco tempo são as listas de transmissão personalizadas. Essa funcionalidade possibilitará às empresas automatizar o envio de lembretes, informes sobre promoções e felicitações por datas especiais para o cliente. Será possível ainda incluir botões de call to action, agendar os disparos das mensagens ou enviá-las instantaneamente.
Saiba como utilizar o WhatsApp Business?
- Baixe o aplicativo Whatsapp Business, que é diferente do aplicativo de mensagens comum (Whatsapp);
- Confirme o número de telefone e permita o acesso aos contatos e fotos;
- Crie um perfil comercial da empresa e adicione as informações importantes sobre a empresa, como endereço e horário de funcionamento.