Antes mesmo de ser decretada a pandemia por causa do Covid-19, pesquisas de busca e interesses reunidas pelo Pinterest já adiantavam a informação que 2020 seria o ano oficial do home office no mundo. Agora, com mais e mais gente trabalhando de casa, pode ser que finalmente tenha chegado a sua hora de entrar nesse movimento definitivamente.
Afinal de contas, não há nada de errado em trabalhar a distância. Muito pelo contrário: se bem aplicada, a prática pode apresentar inúmeros benefícios para os funcionários, os clientes e o próprio negócio.
Ao contrário do que gestores mais tradicionais podem pensar, o home office não reduz a produtividade nem diminui a eficiência das equipes. É preciso levar em consideração que o colaborador que trabalha em casa tende a ter ganhos de qualidade de vida. Consequentemente, há grandes chances de ele produzir mais e com mais eficácia.
Além disso, com menos trabalhadores atuando na sede da empresa, é possível reduzir a estrutura física e diminuir o custo do aluguel, além de outros gastos com manutenção de equipamentos e necessidade de investimentos para que o espaço consiga comportar mais pessoas. Outras economias também podem ser contabilizadas, tal como de contas de água, energia, materiais de escritório, produtos de higiene, limpeza, entre outros. Portanto, depois que passar a quarentena, analise se vale a pena adotar o sistema home office definitivamente em sua empresa.
Obviamente que nem tudo são flores e toda mudança no funcionamento de uma empresa requer certo esforço de adaptação. Com o home office não é diferente. É preciso seguir algumas regras e manter a disciplina. A baixo alguns pontos primordiais para o sucesso do home office:
1. Tenha um lugar específico para o trabalho e avise todos da casa sobre isso. Só você pode mexer lá. Mantenha-o organizado.
2. Crie rituais de trabalho. Por exemplo: levar uma garrafinha de água para a bancada no início do seu expediente, ou colocar os óculos, ou levar a bolsa até a sua mesa. Rituais nos ajudam a entrar no “mood” de trabalho (ou sair dele).
3. Avise todos da casa (incluindo funcionários domésticos) sobre o seu horário de trabalho e que quando estiver ali é como se estivesse no escritório fora de casa. Ou seja, você precisa de silêncio e não pode ser interrompido. Também vale criar uma sinalização para avisar quando está no “modo trabalho”.
4. Da mesma forma, se policie para estar presente nos momentos de vida pessoal. Desligue o celular (ou coloque no silencioso), cultive um hobby, tenha vida fora da sua “pessoa jurídica” e respeite esse horário.
5. Uma bancada organizada facilita o fluxo de trabalho (pode ser um cantinho também). Tenha à mão tudo o que precisa para não ficar levantando a todo momento para pegar algo.