A maquiagem ajuda a transmitir a personalidade e revela a forma que queremos nos apresentar ao mundo. É inevitável: toda mulher tem alguma insegurança relativa à aparência que acaba influenciando a forma como vive e como se comporta. Para a maioria das mulheres, trabalhar a autoestima é um processo que dura anos, mas uma boa maquiagem pode fazer a diferença em poucos instantes.
Qual o seu estilo de maquiagem favorito? Quer você goste de uma make nude e minimalista ou de um look mais moderno com batom vermelho, isso diz bastante sobre a sua personalidade. Os primeiros passos no mundo da maquiagem são decisivos para a definição da identidade, variando ao longo da vida de acordo com os gostos de cada uma. Isso ajuda a construir a confiança, mostrando as virtudes que você tem ou quer ter - como poder, sensualidade, segurança, estilo, atitude - sem precisar falar nada.
A maquiagem tem outro papel que é de extrema importância para quem luta diariamente com a aceitação da sociedade. Mulheres com problemas de acne cística e crônica, vitiligo, cicatrizes aparentes e outros traços que fazem parte da individualidade de cada uma, muitas vezes sentem necessidade de disfarçar essas características com maquiagem, ficando mais confiantes com a transformação que um pouco de base e corretivo podem fazer.
Na adolescência, por exemplo, o papel inclusivo da maquiagem é evidente: ao disfarçar espinhas, manchas e oleosidade excessiva com make, as meninas se sentem mais seguras e menos expostas aos olhares críticos que são tão comuns e fragilizantes nesta idade.
Depois do primeiro contato com a maquiagem, é comum começar a perceber como usar alguns produtos no rosto pode mudar a maneira como e também como se sente. Aos poucos, você deixa de se desesperar com olheiras ou com uma espinha mais evidente - não só por se sentir confiante, mas também porque tem a maquiagem como aliada. Com o tempo, você começa até a experimentar técnicas de contorno e outros efeitos que dão a ilusão de modificar ligeiramente o formato do seu rosto e quanto mais você se permite, mais você se conhece! E o mais legal de tudo é que, pouco a pouco, você começa a acreditar naquela mulher poderosa que você vê no espelho, e a ter certeza do seu valor e beleza com ou sem make.